O três 'alemão'

Quem já assistiu Bastardos Inglórios, sabe que em uma das melhores cenas do filme, aquela na taverna, os britânicos e americanos infiltrados são desmacarados por um simples detalhe gestual. Você sabe qual? Dá uma olhadinha no vídeo para ver (em alemão com legenda em inglês, sorry)!

Nesta cena, o oficial do exército alemão nutre sérias desconfianças quanto à identidade do outro oficial, o qual ele julgava ser um infiltrado e chegou a chamar de 'Herr Heimatlos', isto é, 'Senhor sem origem', já que seu sotaque não parecia vir de nenhuma região da Alemanha.

Depois de muito lero lero, o alemão parece se dar por vencido e pede a saideira (a última cerveja antes de se retirar) para encerrar a discussão... tudo ocorre bem, até o oficial "suspeito" pedir "três copos" (Drei Gläse, em alemão) de bebida.


O que parece ser um detalhe desprezível, não passa desapercebido para o membro do Gestapo, que olha com a maior cara de desgosto diante da constatação. Alguns minutos depois, começa a pancadaria.


Mais tarde, a artista que ajudava o grupo e sobreviveu ao ataque, explicou a razão: o erro do britânico foi representar o número três usando os dedos "seu-vizinho", o "maior de todos" e o "fura bolo" (vulgos "indicador", "médio" e "anular"), respectivamente, no jeito convencional britânico. Isso foi um belo de um deslize, pois, na Alemanha, o "seu vizinho" fica fora da festa e o polegar entra da penetra. Assim:


Com isso, gostaria de lembrar que, em geral, quando pensamos em diferenças culturais, uma das primeiras coisas que vêm à cabeça é o idioma, mas há outros subníveis intimamente ligados com a forma de se comunicar, o que inclui gestos corporais. É claro que não devemos levar ao extremo e achar que um nativo vai querer sair na porrada com um estrangeiro porque foi profundamente ofendido por um sinal feito sem intenção de fato. Farei outras postagens para abordar a melhor questão, mas já fica a dica. Quando for pedir suas biras num boteco alemão, lembre-se de começar a contagem pelo dedo polegar - não que vá fazer muita diferença, mas só para se acostumar!


1 comentário(s)