Por dentro das casas alemãs



Encontrei esse texto maravilhoso sobre as casas alemãs e só li verdades! Resolvi traduzi-lo e adaptá-lo com algumas experiências próprias para compartilhar um pouco o interior das maisons (casa, em francês) na Alemanha!

Os cômodos das casas alemãs,  como sala, cozinha, quartos etc. normalmente são separados por uma porta, cada uma quase sempre mantida fechada. Não é a regra, claro, mas é muito comum literalmente dar de cara com a porta quando passar do quarto para a sala... Aí, não se pode nunca esquecer de duas regras: bater antes de entrar e fechá-la novamente.

Alemães têm uma queda por compartimentazação: as casas e apartamentos mais tradicionais têm quase todos os cômodos separados. Às vezes, até o banheiro onde se toma banho (chamado de das Bad) é separado do banheiro onde se tem o vaso sanitário (chamado das Örtschen). Lares mais modernos saem do padrão e já possuem, por exemplo, cozinha americana, isto é, a que basicamente integra a cozinha e a sala. Mas é possível encontrar uns casos engraçados: um casal de amigos instalou a pia e o boxe com a ducha na cozinha, pois, antes, a banheira ficava bem no hall de entrada. 

Deve-se tirar o calçado antes de entrar em uma casa alemã (a menos que o anfitrião diga - explicitamente - não ser necessário), portanto lembre-se de colocar uma meia bem marota (leia-se que não seja furada e, de preferência, livre de chulé) antes visitar alguém por aqui. Sempre vai ter um tapetinho à espera das suas botas sujas de folha ou neve e, muitas vezes, um par extra de Hauschue (o chinelo alemão).

Se estiver pensando em comprar um lugar para morar, não se surpreenda se a cozinha for um grande vazio... na maioria das vezes, o novo morador tem que comprar e instalar sua própria cozinha, até a pia! 

A parte do freezer da geladeira geralmente é beeeemmmm pequena. Acredito que isso se explica pelo fato de que, pelo que observei, alemães não têm o hábito de comprar comida congelada para armazenar, mas para preparar imediatamente. A parte do freezer serve mais para uma bandeja de gelo, um ou outro item a ser servido a longo prazo.

Os cafofos alemães vêm sem a parte de iluminação. Quem está saindo não leva só a cozinha, mas as lâmpadas da casa também 😂😂😂. É sério. Vi acontecer.

As tomadas (de acender e apagar) têm um formato quadrado padrão. 

Ah, e os banheiros não tem ralo! Aliás, têm, mas na parte do chuveiro ou da banheira, claro. o problema é que não são nada acessíveis depois de jogar um balde de água na hora de lavar o chão.  Se você esquecer disso ou cair na tentação, saiba que passará horas enxugando com um paninho. Experiência própria.

Apesar de também não ser tão popular no Brasil (com exceção talvez de Brasília), não me recordo de ter visto até agora nenhuma casa alemã com guarda-roupa embutido. Ainda preciso perguntar o porquê. Tenho quase certeza que eles vão alegar ter medo de mofo.

Outro item raro na maioria das casas tanto brasileiras quanto alemãs é secadora de roupa. Mesmo que o poder aquisitivo daqui seja bem maior para dispor de uma máquina do tipo (e que quebraria um galho enorme no inverno), só a vi disponível em  grandes organizações. Aliás, o topo do aquecedor serve tão bem quanto a parte de trás da geladeira para secar aquela peça de roupa lavada de última hora. Fica a dica.

As portas alemãs têm maçanetas do tipo alongado (alavanca) (chamadas die Türklinkeou oval (taco de golfe), enquanto no Brasil a gente encontra mais de bola (globo). Para ser mais específica, a porta de acesso à casa ou ao edifício tem o formato de alavanca na parte de dentro e de bola na parte de fora, mas esta última não gira. Isso significa que, ao fechar a porta, não tem quem abra sem uma chave. Então, outra dicaça: nunca, nunca mesmo, esqueça as chaves de casa. 

Contra insetos invasores (brincadeira), os alemães usam die Rolladen (um tipo de persiana, geralmente de metal) ao invés de telas. O acessório está presente em praticamente toda casa alemã e, além de ajudar a proteger contra o sol (qual?) e olhares curiosos, barra o ar frio à noite. Pelo menos eu acho, porque toda santa casa fecha os Rolladen ao cair da tarde.

As janelas modernas são equipadas com isolamento e muitas vezes têm uma função direcional: pode ser levemente inclinada para dentro ou aberta por completo (como uma porta). Elas são quadradas e todas iguais.

Na Alemanha, Europa e maior parte do mundo, o primeiro andar de um edifício é aquele logo acima do térreo e é chamado de  Erdgeschoss (EG), das Parterre (P) ou “0” (zero).

Gostou? Leia mais em inglês aqui 

0 comentário(s)