Krampus, o antinoel


No dia 6 de dezembro se comemora em praticamente toda a Alemanha, Áustria e Suíça o dia de São Nicolau (Nikolaus), conhecido no Brasil como Papai Noel. Muitas crianças (e os adultos!) esperam ansiosamente por essa data, pois costumam encontrar presentinhos dentro de um pé de meia ou de um sapato deixados na noite anterior pelo bom velhinho. Menos popular em nossa cultura, no entanto, é o PerchtKnecht Ruprecht ou Klaubauf, também conhecido como Krampus na Áustria: uma criatura do folclore alemão representada com chifres e pés de bode, cabelos desgrenhados e uma enorme língua vermelha que, segundo a lenda, se antecede ao Papai Noel no dia 5 de dezembro para colocar carvão ou espetos nos sapatinhos das crianças que não se comportaram bem durante o ano ou mesmo levar para os Alpes aquelas que realmente passaram dos limites.

Com mais de 500 anos de tradição, a lenda do Ruprecht inspirou as Krampsläufe, ou "desfile dos Krampus", em que jovens do sul da Bavária, Alemanha, e do Tirol, Áustria, percorrem as ruas fantasiados com máscaras do monstrengo e roupas peludas nas primeiras duas semanas de dezembro. A celebração, considerada por alguns por demais assustadora devido à realidade das fantasias, ou por causar tumulto que acaba espantando os visitantes, foi banida de algumas feiras de Natal.

A feira medieval de Esslingen deste ano, próxima à região de Stuttgart, contou com algumas performances do personagem, marcando o tom místico das apresentações.

A Wikipedia traz um fragmento da tradição no Brasil, trazido pelos imigrantes alemães.

0 comentário(s)