O que dar de presente para um alemão?


O aniversário de alguém que você conhece está chegando e você logo pensa em ir à uma loja bacana e comprar um presente bem legal?

Pois esqueça.

Este ato genuinamente brasileiro pode ser visto de certo modo como extravagante, ainda mais se o presente tiver ares de caro.

Há um limite de preço para se investir

E vai de acordo com a proximidade. 

Primeiro você precisa saber que existem diferenças claras do grau de relacionamento entre alemães. Nem todo mundo é seu amigo, como no Brasil.

Se a pessoa que está fazendo aniversário é um Bekannter ("conhecido") ou Bekannte ("conhecida")?, diria que você não deve não gastar mais de 10 euros. Este valor dá para comprar um vinho ou espumante baratos ou uma caixa de chocolates ou algumas flores... Vale para ambos os sexos (homens aqui não se importam com isso).

Ou a pessoa está mais para ein Freund ("um amigo") ou eine Freundin ("uma amiga")? Neste caso, você pode pensar em um presente "imaterial". Nessas horas, os alemães adoram presentear com Gutschein (cupom, vale alguma coisa...)

Por exemplo, é válido dar um ingresso para o teatro ou cinema, show de uma banda da qual ela seja fã...

Gutschein

É muito comum dar ou receber de presente um Gutschein que inclui desde convidar a pessoa para um brunch (café com almoço), um café ou um jantar em um local bem legal em que você pague a conta, claro.

Você pode ter Gutschein pra tudo: cinema com pipoca, ingresso do show de uma banda que a pessoa adora, entrada para o teatro, um dia em um spa, uma sessão de massagem, um vale para fazer algum tipo de esporte...

Coloque a mão na massa

Outra ideia de presente é algo que você mesmo fez, como uma luminária de barbante! Não estou brincando. Acontece mesmo! E juro que as pessoas adoram, porque significa que você reservou parte do seu tempo para preparar algo especial para elas. Geralmente uso o Pinterest para me dar dicas!

Use papeis de presente inusitados! 

Sabe aquele mapa da sua última viagem, uma página de revista ou jornal, o papel do saco de pão... não importa, todos servem de embrulho de presente!

Confira aqui um monte de ideia maravilhosa!

Escreva um cartão!

Bancas de jornal, livrarias, papelarias e até quase todo bar, pub e restaurante na Alemanha tem um local com cartões e postais: geralmente são muito bonitos e essenciais. É praticamente via de regra dar um presente de aniversário acompanhado de um cartão (você também pode fazê-lo à mão, mas faça!)

★★★







1 comentário(s)

  1. Oi Jana. Descobri hoje seu blog. Adorando. Beijão para você e o maridão. Saudades. Benhur

    ResponderExcluir