O site que te conta onde pegar fruta DE GRAÇA na Alemanha (e no mundo)


Já andou por uma rua e de repente se deparou com uma árvore carregada de frutas deliciosamente comestíveis, mas não sabia se poderia tirar uma para comer? Em Brasília, isto não é muito problema: não raro vemos pessoas arrancando jacas, abacates, mangas.... pois várias espécies frutíferas foram plantadas durante a construção da capital justamente para o desfrute da população; há até um mapa indicando onde é possível encontrá-las (veja aqui!).


Mas e quando se está em um país da Europa como a Alemanha? Ora, já é algo bastante fácil também! Basta consultar a Mundraub, uma plataforma colaborativa que indica onde cerejeiras, macieiras, pereiras e outras espécies estão à disposição para consumo, além de informar em qual época dão frutos e até mesmo organizar coletas coletivas.

A iniciativa partiu de um grupo de amigos de Berlim depois de avistarem uma porção de frutas apodrecendo à beira de um rio enquanto praticavam canoísmo na região da Saxônia. Cada vez que paravam para descansar, a situação se repetia: desperdício de alimentos em pleno domínio público. Ao mesmo tempo, se deram conta que adquiriam os mesmos frutos, envoltos em sacos plásticos ou bandejas de papel em supermercados, causando prejuízo ao meio ambiente sem contar, claro, gastarem dinheiro com algo disponível na natureza. A constatação deu origem dias depois ao Mundrub.

Mara, não? O mais legal é que não são catalogadas apenas frutas. Na região de Stuttgart, por exemplo, além de ameixas, maçãs, peras e cerejas, tem dicas sobre onde encontrar nozes (Walnuss), avelã (Haselnuss), ervas diversas e "alho dos ursos" (Bärlauch), semelhante ao alho-poró, cebola ou alho, e sabugueiros (Holunder), que servem como plantas ornamentais ou podem ser usadas na confecção de bebidas e doces. Algumas espécies são consideradas plantas medicinais. Seus frutos, claro, quando maduros são seguros para comer!

A prática nao é condenada, pelo contrário, encorajada.  Atualmente, órgãos públicos federais alemães incentivam a prática de colheita urbana para reduzir desperdício, e os idealizadores da página pedem que as pessoas também cuidem das árvores para garantir o consumo sustentável :)

Mundraub

Na Alemanha, aboliu-se, desde janeiro de 1975, penalidades contra o furto ou a apropriação indevida de produtos alimentares, de confeitaria ou outros artigos de uso doméstico em pequenas quantidades ou de valor insignificante, sem empregar meios de violência, para consumo imediato, próprio ou de familiares, que coloquialmente significa Mundraub. Em português, pode ser grosseiramente compreendido como furto famélico.


⤏ C O M O FUNCIONA

1 Acesse a página do Mundraub e clique em Karte, que significa “mapa” em alemão. Em seguida, digite o nome da sua cidade ou bairro onde se lê Adressuche. Também há a opção de a página rastrear sua localização a partir de Mein Standort.


2 Inseri Schottland (“Escócia” em alemão), mas também funciona se buscar nomes em inglês. Cidades como São Paulo, por haver o registro, também foram encontradas. No resultado, aparece a imagem de um pequeno coqueiro, que representa sua localização quando se clica sobre ele. Para visualizar a oferta da região, no entanto, é necessário reduzir o zoom clicando no sinal de menos, no canto direito da tela. 


3 Na medida em que diminui o zoom, começam a aparecer os pontos onde é possível fazer a coleta, com o número de registros locais. Infelizmente, há poucos na Escócia (sorry, Anna). Lembrando que a plataforma depende de colaboração coletiva, logo, às vezes até existam frutos disponiveis, porém ainda não catalogados.


4 Depois de clicar em um dos pontos, o zoom aumenta e indica o que há de disponível na área. Neste caso, encontrei nozes e Brombeere (amora-silvestre) na região de Glasgow.


5 Para descobrir mais detalhes, como localização exata e comentários de quem fez o registro, basta clicar no ícone da fruta. Para fechar e continuar explorando a área, clique em Schließen.



0 comentário(s)