Pare à direita, siga à esquerda: como usar escada rolante no exterior!


No Brasil, minha terra natal, lembro muito bem que galera sobe ou desce a escada rolante como bem lhe apetece. 

Só que na Alemanha e em outros países, como Estados Unidos e Reino Unido, não é bem assim: existe uma regra tácita (ou seja, mesmo sem ser expressamente dita por meios oficiais, é subentendida e respeitada por - quase - todos) de que se deve ficar do lado direito da escada rolante para facilitar a vida de quem está com pressa e, por sua vez, passará à esquerda. 

A lógica só faz sentido se você associa com o trânsito (e dependendo de qual cidade em que se está, claro) brasileiro: há uma faixa para os mais apressadinhos, a da esquerda, e outra para os que preferem trafegar em menor velocidade, a da direita. 

Caso ignore a regra em terras germânicas, por exemplo, pode arranjar um problemão: se estiver parado do lado esquerdo, estará obstruindo o caminho de quem deseja passar adiante e, consequentemente, ouvirá um (nem sempre educado) “com licença”, seguido de um cutucão de alguém lhe contornando logo em seguida para ir em frente. Não lembro como soube disso antes de passar por um constrangimento, mas presenciei situação de pessoas realmente aborrecidas por terem seu caminho bloqueado, então, (se não sabia) agora que já sabe não custa nada ter um pouco de atenção. 

A regra também serve para suas sacolas de compras, mala etc.: coloque-as diretamente à sua frente (lembre-se, à sua direita), para que os demais possam transitar à esquerda. Faça o mesmo com os amigos desavisados e lembre-os de que não podem ficar lado a lado para continuarem o papo, mas de frente um para o outro, um em cada degrau.

Ah! Resolveu olhar o celular ou remexer a bolsa antes de descer ou subir a escada rolante? Eu não faria isso. Você pode se distrair, parar subitamente e causar “trânsito” atrás de você. Isso significa que não se deve obstruir nem o início nem o fim da escada rolante. 

Por fim, não sei quem faria isso, mas se a regra existe é porque tem quem faça, então, nada de tentar passar com carrinhos de bebê ou de supermercado em uma escada rolante. E não se faça de desavisado, porque essa regra está bem escrita.


Ilustração de Helen Tseng


Curiosamente, observei o mesmo comportamento na calçada de pedestres, onde as pessoas com mais pressa andam à esquerda. Então, se você está passeando calmamente por aqui e de repente vê alguém na direção oposta a passos largos, deixe o caminho à esquerda libre para que ela possa passar. Em geral, farão o mesmo por você. 

Trata-se de um consenso geral entre os nativos, mas que pode passar desapercebida para os turistas. Em minha opinião, se você não tem ideia de como se posicionar na escada rolante recém-chegado em um novo país, primeiro observe como a maioria se comporta e descubra se deve ficar parado à direita ou à esquerda. 

Com isso em mente, fique calmo e respeite um comportamento cultural de um outro país em que, por acaso, você é um visitante - e, até onde eu saiba, visitas procuram ser educadas. 

Abraços

Janaina

0 comentário(s)