Bolsas de estudos para 40 cursos na Alemanha

Foto: Anastasia Dulgier @ Unsplash

Lançado pelo governo Dilma, o programa Ciência sem Fronteiras (CsF) custeou o intercâmbio de milhares de estudantes brasileiros em universidades estrangeiras de grande renome "com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação." Alguns dos jovens contemplados pelo programa estavam experimentando a oportunidade de sair do país pela primeira vez, o que talvez não teria sido possível de outra maneira. Muitos retornaram ao Brasil com enorme bagagem teórica, prática e cultural, com a qual desenvolveram projetos e recebendo prêmios de grande valor para a população, o meio acadêmico e, claro, o governo. Infelizmente, o programa foi gradativamente interrompido após a ascensão de Temer ao poder, que não criou nenhum substituto capaz de incentivar treinamentos especializados em áreas de ciência e tecnologia - pelo contrário, adotou medidas que minaram ainda mais o ensino superior brasileiro e comprometeu o desenvolvimento em termos de ciência e inovação.

Porém, algumas instituições atuantes no Brasil também buscam viabilizar o envio de estudantes, pesquisadores e profissionais brasileiros ao exterior, como o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) que já financiou mais de 3 mil brasileiros na Alemanha. Eu mesma fui selecionada para me beneficiar em um desses programas, mas tive que abdicar em prol do meu trabalho voluntariado. 

Em vista da atual conjuntura nacional, a qual não vejo perspectiva de melhora no horizonte próximo, em especial para a parcela da população mais vulnerável, resolvi engajar este blogue na divulgação de bolsas de estudos (e, quando possível, oportunidades de trabalho) para incentivar amigos e colegas no Brasil que, assim como eu e muitos estudantes do CsF, possam ter a chance de conhecer os benefícios educacionais e sociais de uma democracia plena como a Alemanha. 

Começarei indicando o Programa EPOS, oferecido pelo DAAD, que concede bolsas de estudos  em 40 cursos de mestrado ou doutorado na Alemanha, ministrados em alemão ou inglês, em uma das seguintes áreas:

  • Ciências Econômicas e Política Econômica
  • Cooperação para o Desenvolvimento
  • Engenharia e disciplinas afins
  • Matemática
  • Planejamento Urbano e Regional
  • Agronomia e Silvicultura
  • Ciências Naturais e Ciências do Meio Ambiente
  • Medicina e Saúde Pública
  • Ciências Sociais, Educação e Direito
  • Estudos de Mídia

Todas as informações sobre os cursos e pré-requisitos estão disponíveis neste link (em inglês e alemão). A lista com os cursos que integram o Programa EPOS e os respectivos prazos de inscrição, que vão até 31 de maio de 2019, podem ser consultados nesta tabela. Cada instituição tem um prazo de inscrição próprio, que deve ser feita no site da universidade alemã.

Segundo informações da página do DAAD, os candidatos ao EPOS devem ser atuantes no planejamento e execução de projetos voltados para políticas de desenvolvimento ou na cooperação para o desenvolvimento, seja em instituições/empresas públicas ou privadas. Além de excelente rendimento acadêmico, o requisito básico para uma candidatura é ter o mínimo de dois anos de experiência profissional na área do curso pretendido após a conclusão da graduação. Essa conclusão não pode ter ocorrido há mais de seis anos no momento de início do curso escolhido pelo candidato. É preciso comprovar o nível de alemão ou inglês exigido por cada instituição.

Os contemplados pelo Programa EPOS recebem bolsa mensal, seguro-saúde, ajuda de custo para passagem aérea e curso preparatório de alemão no período de um e três anos, dependendo do curso. Como expliquei nessa postagem, esses benefícios são essenciais para quem deseja estudar na Alemanha.

Pesquisas do DAAD mostram que, atualmente, cerca de metade dos bolsistas do EPOS são mulheres. Você, mulher, que votou no Haddad, está mais do que encorajada a se candidatar também. Entre em contato pelo formulário e lhe ajudo no processo seletivo com o maior prazer!

0 comentário(s)