Bolsas de estudos em Artes Plásticas/Design/Cinema/Comunicação Visual na Alemanha


Que tal se aperfeiçoar na arte do #elenão em uma das renomadas instituições de ensino superior no país da marcha contra PEGIDA (movimento tudo de ruim), também conhecido como Alemanha?

Brincadeiras à parte, gostaria de compartilhar que o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) está com inscrições abertas até 30 de novembro para concessão de bolsas de estudos em cursos de pós-graduação na Alemanha em faculdades públicas ou reconhecidas pelo governo alemão (staatlich anerkannt) nas áreas de artes plásticas, cinema ou design. 

Aí, você me pergunta: 

Jana, que mara! Acabei de me formar em cinema e, como você sabe, foram cortados vários recursos na área audiovisual, estão fechando museu e, desde a eleição do Inominável, lançaram até uma lista de boicote a mais de 700 artistas que foram contra ele...  enfim, um ataque à cultura em geral. Tudo agora é culpa da Lei Ruanê... mas eu estava querendo criar um roteiro nos moldes daquele documentário que mostra os bastidores do impeachment da presidenta Dilma, sabe? O Processo, de Maria Augusta Ramos. Soube que recebeu diversos prêmios em países como Suíça, Portugal, Espanha e foi até aplaudido em pé em Berlim. Seria um sonho desenvolver essa ideia numa universidade babado alemã! Me conta, o que tenho que fazer?
Eu respondo: Simples! Se você está no último ano da graduação, matriculado(a) em uma universidade brasileira, e é também recém-formado(a), com título de bacharelado/licenciatura ou mestrado, pode se candidatar a viver uma das experiências mais emocionantes da sua vida acá nas terras teutônicas a começar por escolher a(s) instituição(ões) de sua preferência e se candidatar ao(s) curso(s) desejado(s) diretamente junto à instituição para o semestre 2019/20. Paralelamente, candidate-se no portal do DAAD para solicitar a bolsa de estudos. Lembrando: o prazo de inscrição é 30 de novembro. Se realmente queira vir para Alemanha, aconselho a entrar no ritmo alemão e não deixe para última hora. Aliás, a Alemanha é um país de muitos deveres, mas também muitos direitos. 

REQUISITOS

Vamos começar com quais requisitos você deve ter para concorrer à esta bolsa e garantir sua vaga:
  • Estar graduado(a) em Artes Plásticas, Design, Cinema e/ou Comunicação Visual;
  • Ser aprovado no curso de pós-graduação em uma instituição alemã com início a partir de outubro de 2019;
  • Rendimento acadêmico excelente;
  • Excelente habilidade artística comprovada por portfólio;
  • Conhecimentos linguísticos de inglês (ou alemão). O nível de conhecimento de alemão exigido é definido pelo(a) professor(a)/orientador(a) ou por normas da universidade. 
❗Atenção❗

Sorry, você não pode se candidatar se estiver residindo há mais de 15 meses na Alemanha no momento da inscrição. O mesmo se aplica a aqueles(as) cujo último título acadêmico (graduação) tenha sido obtido há mais de seis anos. Mas não perca as esperanças! Continue acompanhando o blogue que, tenho certeza, encontrará uma oportunidade de vir à Alemanha dentro do seu perfil.

BENEFÍCIOS

Para quem chegou até essa linha e respondeu positivamente a todos os requisitos listados acima, conheça seus direitos, vulgo benefícios, que poderá desfrutar quando conseguir a bolsa do DAAD:

  • Bolsa mensal de 850 euros (valor sujeito a alterações). 
    • Esta quantia é suficiente para um(a) estudante, mas, na real, pode ser apertada caso precise pagar aluguel.
  • Auxílio para passagem aérea de 1.550,00 euros (depositado na Alemanha junto com a primeira mensalidade da bolsa). 
    • Logo você deve fazer uma vaquinha virtual entre seus amigos que ajudaram na luta a favor da democracia no Brasil para comprar a passagem de vinda. Prometa que enviará chocolates e cervejas, além, claro, de fazer o mesmo quando eles(as) mesmos(as) resolverem se candidatar no futuro. 
  • Seguro-saúde. 
    • Finalmente, espero que não precise, mas você vai conhecer o sistema de saúde alemão, como o Hausarzt, que em certa medida me lembra o programa Mais Médicos.
  • Curso preparatório de alemão. 
    • Mesmo que seu curso seja em inglês, aprenda alemão para poder responder a provocações ou lidar em situações inesperadas no dia a dia.
INSCRIÇÃO

Gostou de tudo que leu até aqui e acha que tem chances de ser o(a) próximo(a) felizardo(a) a estudar na Alemanha? Então, se joga no processo de candidatura, que deverá ser realizado em três etapas:
  • Inscreva-se no curso de pós-graduação escolhido seguindo as instruções de cada faculdade.
  • Inscreva-se online pelo portal do DAAD até 30 de novembro. 
  • Apresente portfólio e uma cópia do formulário online até 30 de novembro via correio (data da postagem). 
  • Os(as) interessados(as) em bolsas na área de Artes Plásticas devem observar as orientações deste vídeo sobre como montar o portfólio.
Se acha que não foi dessa vez, como disse acima, não desanime: o DAAD também oferece bolsas para formados(s) em música, arquitetura, artes cênicas e dança, além de muitas outras áreas de ciência e tecnologia, afinal, a Alemanha fomenta diversidade e integração. Assim que essas oportunidades forem divulgadas, repasso para vocês! 

No mais, sobrou alguma dúvida ou está precisando de apoio moral para saber se realmente vale a pena? Sem problemas: deixe uma mensagem na caixinha de contato que respondo tão logo possível. 

Abraços de quem está torcendo pra você vir para Alemanha também,

Jana.

0 comentário(s)