Servus: Passaporte para refugiados


"Não é possível integração de refugiados sem legitimação", diz a página Design Made in Germany para se referir ao projeto Servus em uma parceria entre designers e refugiados pela agência alemã Kontrast Moment. O resultado é um passaporte simbólico como forma de contrabalancear o isolamento social com insights do mundo da arte e do design. O confronto entre o passado, o presente e o futuro também fizeram parte do conceito. 

Na Alemanha, meu namorado trabalha com refugiados, além de outro amigo na Grécia, e estou ciente da situação de milhares de pessoas ao redor do mundo. Ouvi muitos relatos de adultos, jovens e crianças que precisaram atravessar áreas desérticas, fronteiras perigosas, lidar com traficantes, nadar para sobreviver até que conseguissem chegar a um abrigo em outro país. Muitos, no entanto, são enviados de volta à sua terra de origem. Quem viu o vídeo da Angela Merkel dizendo a crua, ainda que discutível, verdade, entende do que estou falando. Basta parar para ler as notícias sobre os países atualmente em guerra civil ou aqueles que ainda sofrem suas consequências.

É interessante que comecem a pensar em uma maneira, ainda que simbólica, para povos em vulnerabilidade no mundo inteiro.

Servus é uma interjeição que significa 'olá!', 'tchau!', 'até logo!'.

Texto integral e traduzido aqui.

0 comentário(s)