Sobre a denúncia de racismo e xenofobia no Brasil e as Olimpíadas.


Esta semana correu na internet um depoimento sobre racismo e xenofobia no Brasil. Até aqui, nada novo sob o sol.

O que me chamou atenção foi que, além do racismo, embora o excelente texto critique o fato de, muitos brasileiros colocarem 54 nações dividas na régua por colônias de outrora em um único país - o da África -, todos os títulos das matérias que vi denunciando o caso o chamam de "estudante africano", nunca "estudande de Togo" (aliás, visitem seu blogue! Ele pretende falar sobre a data de independência das 54 nações africanas!), país de onde ele realmente vem. Isso a gente só descobre ao ler a notícia.

Daí que isso me lembrou um vídeo que resume um pouco o problema da ajuda humanitária ocidental em vários dos países na África (ou das classes mais abastadas a populações carentes) em que uma garota que acaba de ser voluntária tirando selfies e jogando comida para "bocas famintas" participa de um programa aos moldes de "Quem quer ser um milionário" (na versão satírica, "Quem quer ser um voluntário") para responder à questão decisiva: quantos países têm na África? Ela tem quatro opções:

A) 1
B) 2
C) 5
4) 54

A personagem, cujo nome é Lilly, depois de muito refletir, responde letra A. E ela ganha o programa! Afinal, não poderia estar mais correta.

Vou dizer porque penso isso e vou usar o Rio 2016 para embasar minha resposta:

Ao ler sobre o tal "Legado dos Jogos" das Olimpíadas, as Casas dos Países, também chamadas de “casas de hospitalidade” ou “Casas Olímpicas”, descobri que justamente a "Casa da África" receberá 54 (CINQUENTA E QUATRO) delegações africanas.

Não sou boa de matemática, mas vamos lá.

A Europa tem 51 países, será representada por 10 delegações, cada um com sua respectiva casa.
A África tem 54 países, será representada por 54 delegações, todas em uma única casa.

Exemplos:

Casas dos Países + 54 países = Casa da África.
Casas dos Países + país Austrália = Casa da Austrália
Casa dos Países + país Finlândia = Casa da Finlândia

Como não sou boa de contas, vou arriscar dizer que Lilly está certa: a África é um país.

0 comentário(s)