É. Quando você acha que aprendeu alguma coisa sobre Brasília, surge uma nova exceção.
Se você já entendeu como funciona a ideia semelhante a um plano cartesiano da cidade, isto é, a relação entre as quadras pares/ímpares e eixos norte e sul, então, domina o nível fácil.
O difícil é quando se depara com o momento de decidir se a próxima quadra é aberta ou fechada.
E estou falando das quadras que não têm passagem para a quadra seguinte por quem está de carro... o que muitas vezes o motorista só descobre depois de ser abatido pelo sentimento de "será que essa quadra é aberta?".
O acompanhante, caso seja de fora da cidade, talvez se pergunte de que raios o colega brasiliense ou há algum tempo está radicado na capital está falando até dar de cara com uma rua sem saída. Brasília tem várias desse tipo. Não é fácil decorar, mas aqui vão algumas dicas:
- Ainda mais explicadinho:
- É só lembrar que de 4 em 4 quadras são fechadas, começando pela 4, 8, 12 e por último as quadras 16.
- Nas 100 e 300 da Asa Norte só tem uma fechada, a 108/308.
- Se possível, vale lembrar que a W1 e a L1 acabam de quatro em quatro quadras.
- As 316 norte e Sul são fechadas também
Como não poderia faltar,a exceção, tem exceção! A 508/507 Sul só tem saída, não tem entrada, por conta da expansão da Escola-Parque.
Para uma cidade frequentemente criticada (e estigmatizada) por quem diz depender de carro, o bloqueio existe para favorecer a contenção de trajeto, isto é, proteger os pedestres que caminham pela área.
O Governo do Distrito Federal fez um mapinha para ajudar quem ainda não entendeu o sistema!
0 comentário(s)