10 frases/palavras para aprender antes de viagens internacionais


Um amigo que está em férias no Brasil me escreveu reclamando da dificuldade em se comunicar no país usando inglês. Tudo que ele sabe dizer é "bumbum", "obrigado" e "saudade". Antes dele partir, tentei alertá-lo para seu vocabulário limitado e, inclusive, o baixo domínio de línguas estrangeiras na minha terra natal, mas ele não me deu ouvidos. Não ouço a mesma reclamação de seus companheiros de viagem, um amigo que fala espanhol fluentemente ou outro que mora em São Paulo há 1 ano.

Lembrei de mim mesma, quando desembarquei pela primeira vez na Alemanha: no avião ou no aeorporto, na padaria ou em um balcão de informações qualquer, sempre perguntava primeiro em inglês, com medo de que não me entendessem em alemão. Na segunda, já estava com a língua tão afiada que até fiz uma breve interpretação na imigração para uma brasileira que não falava nem inglês nem alemão. ;-)

Pensando na barreira que o idioma possa interpor para um viajante, elaborei uma lista com 10 palavras ou frases essenciais que todo mundo deve saber para se virar mais ou menos em diversas situações.

1 Do you speak English?


Comece com esta pergunta simples e poupe um bocado do seu tempo tentando se comunicar em outra língua já que o inglês ainda é a língua franca, isto é, aquela usada para comunicação em comum em muitos países ao redor do globo. Tudo bem que no Brasil não resolve muito, mas somos mestres na arte da mímica, não?

2 Oi! Tchau!


Aprender essas duas palavras em qualquer idioma lhe ajuda a não ter que se lembrar de todas as variações de bom dia, boa tarde ou boa noite (na hora de se despedir ou de ir para a cama), servindo, na maioria das situações, como um cumprimento que possa substituir os demais.

3 Por favor! Obrigado(a)!


Independente de onde estejamos, na nossa terra natal ou em solo estrangeiro, educação é a chave de qualquer boa comunicação. Algumas culturas como a alemã, requerem um "bitte" (que significa "por favor" e "de nada" ao mesmo tempo) em quase toda frase, como forma de evitar que um pedido soe como uma ordem. Além disso, a arte da humildade, cortesia e modéstia nunca envelhece.

4 Com licença/Desculpe-me


Ainda de carona com o item anterior, se houver ruídos na comunicação na hora que sua passagem estiver bloqueada, digamos, no meio da rua, ou esbarrou sem querer em um transeunte, aprender essas duas palavras será suficiente para um bom entendedor.

5 Números de 1 a 10, ou mais


Para saber lidar em situações como ir às compras, informar um endereço para o taxista ou compreender os números do seu voo no autofalante do aeroporto parece justificar por si só.

6 Quanto custa?


Meu designer de sobrancelha disse que só sabe inglês o bastante para comrpas. Certo ele: decorou seu estúdio com itens que trouxe de Las Vegas e encomenda seus produtos na página da Amazon.o avoid spending money at some point, so make sure you know what’s what to avoid paying more than you bargained for.

7 Meu nome é... Eu sou de...


Informação básica e que serve de ponto de partida em qualquer conversa.

 8 Água


Ainda que a preocupação dos estrangeiros prestes a visitarme o Brasil sempre me perguntem como dizer "cerveja" em português, considero que tão essencial quanto o próprio elemento, aprender a dizer água é de suprema importância em qualquer idioma. 

Vale notar que algumas páginas internacionais sugiram que o viajante aprenda a pedir "água engarrafada" em países em desenvolvimento para não correrem o risco de contaminação, mas sugiro aos meus conterrâneos que aprendam o que se entende por água nas diferentes regiões. 

Explico. Em alguns países como Alemanha, é necessário ser bastante enfático ao pedir uma "água sem gás" (ohne Kohlensäure [Mineralwasser]). Em alguns casos, precisei agitar a garrafa que trazia o "still" (e deveria ser sem gás) para ter certeza que era realmente água mineral. Em muitos casos, o conteúdo borbulhou. No sentido contrário, sugiro a amigos visitando o Brasil que peçam explicitamente "água com gás" visto que em um e no outro o que se entende por "água" tem significados opostos.

9 Onde fica o banheiro?


Se aprender a pedir água é essencial, saber perguntar onde fica o banheiro é mandatório. Igualmente importante memorizar alguns termos sobre direções como "direita", "esquerda", "leste", "em cima" etc. para que a informação recebida faça algum sentido.

10 Não entendi...


Ser honesto e confessar que não entendeu (nada) do que foi dito em um diálogo em vez de fingir o contrário ajuda a evitar que pergunte mais de uma vez por uma informação, por exemplo.


As frases ou palavras abaixo são cruciais para uma situação de emergência e devem ser aprendidas a qualquer custo!

  • Socorro!
  • Emergência!
  • Por favor, chame um médico!
  • Por favor, chame a polícia!
  • Estou em... (como forma de comunicar à equipe médica sua localização)
Além disso, saber balbuciar qualquer besteirinha na língua nativa arranca sorrisos tão proporcionais pelo seu esforço quanto o gringo no Brasil  que esboça "eu não fala português, mas quer aprender". ;-)
E você? Quais palavras precisou aprender antes de ir à uma viagem ao exterior ou que sentiu falta de conhecer depois que já estava no outro país?


0 comentário(s)