A reciclatem na Alemanha não se trata apenas de uma preocupação com o meio ambiente, mas com o bolso. Explico.
Para cada garrafa de Coca-Cola que você compra aqui, paga o conteúdo do produto + o Pfand. Pfand, que pode ser traduzido como 'garantia', é uma marca registrada no país e se refere à taxa adicional, entre 8 e 25 centavos, por garrafa ou engradado (cerca de 1,50 euros + engradado). Ela será identificada no seu cupom fiscal, como mostra a figurinha abaixo em que o camarada comprou um Flirt Zitrone/Limette por 0,39 centavos e pagou a respectiva Pfand de 0,25.
O barato (literalmente) da Alemanha é que você pode fazer isso com as garrafas 'pets' em geral, de alguns tipos de água em embalagem de vidro e de cerveja. O chato é que de cerveja vale bem menos hihihi!
Garrafa de cerveja - 8 centavos
Garrafa de suco (vidro) - 15 centavos
Latinha - 25 centavos
Garrafa pet - 25 centavos
Como mexe com o bolso do alemão hehehe o retorno das embalagens é bastante alto: nos supermercados há filas de gente com sacolas cheias de garrafas 'pets' ou de cerveja. É claro que a iniciativa se ampara na ideia de proteção ao meio ambiente, sendo raro ver esse tipo de material jogado nas ruas ou transportes públicos. Ao contrário das latinhas no Brasil, os 'catadores' daqui ficam de olho nas garrafas plásticas ou de vidro. Só que não se limita apenas a este grupo: vai de jovens que não têm grana a tipo, todo mundo. Todo mundo mesmo. Mães de famílias abonadas estocam em casa, caminhões de empresa recolhem na calada da madrugada... Não é apenas um incentivo, mas um ultimato para você trazer o frasco de volta. Caso contário, vai ficar no maior prejú. Por isso é sempre bom saber quando uma garrafa é considerada passível de troca, as Pfandflaschen, procurando pelo símbolo ao lado.
JANA, COMO FUNCIONA?
A troca é feita em supermercados de médio ou pequeno porte que dispõem as máquinas próprias para receberem as garrafas ou engradados, totalmente automáticas e que funcionam por meio de um sistema de escaneamento. Basta inserir as garrafas na máquina e recolher o comprovante com o valor emitido no final, o qual você vai usar para abater nas comprinhas que fizer no estabelecimento. Em alguns casos é possível ir direto ao caixa e retirar a soma em dinheiro. Veja o exemplo do colega lá embaixo, que recebeu um desconto de 0,50 centavos (gente, melhor que nada. De 0,50 em 0,50, você paga a passagem de trem, que é bastante cara).
Em suma, é uma forma batante eficaz de garantia de devolução e, consequentemente, reciclagem. Uma dica é utilizar a grana
Infelizmente, no Brasil, o tema é marginalizado aos 'catadores'. Acredito que se passássemos a ver a questão sob o ponto de vista alemão, de reembolso e cidades mais limpas, a história seria outra.
0 comentário(s)